O Programa de Educação Integral é construído em torno da idéia de um currículo responsivo e na filosofia de uma educação progressista, onde é construída em torno de ambientes de aprendizagem cooperativa cuidadosamente organizados pelos professores, a fim de construir a compreensão por meio de práticas significativas e relevantes. Em um ambiente de educação progressista, os alunos “aprendem fazendo”, participando de atividades e lições que os ajudam a desenvolver as habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico que são essenciais para a participação em uma sociedade democrática moderna.
    
    Embora influenciada pelo interesse e engajamento dos alunos, baseado em atividades lúdicas, nosso programa pede aos professores que guiem os alunos pelo processo de aprendizado, modelagem e incentivo ao desenvolvimento de habilidades e conhecimentos necessários à cidadania efetiva. Nossos alunos, professores e famílias estão comprometidos com o desenvolvimento de novas idéias e com a busca de abordagens ino
vadoras para  pensar, aprender e fazer. O PEI usa as áreas centrais da BNCC  e seus Campos de Experiência para o desenvolvimento das Habilidades e Competências do século XXI. 


    Filosofia e Abordagem

    Vivemos em um mundo onde a mudança e a adaptação se movem a taxas meteóricas. A educação deve ser igualmente adaptativa -     não ensinamos o que era, ensinamos o que é e o que está por vir. Equilibrar uma abordagem acadêmica rigorosa com um poderoso senso de autodireção ao processo de aprendizagem são elementos-chave de uma educação do PEI. Nosso objetivo é ajudar as crianças a realizarem plenamente sua capacidade de pensar, aprender, brincar e criar. Aqui, promovemos a criatividade e a inovação.
    Nosso programa é baseado em idéias de Reggio Emilia, a compreensão cognitiva inerente a múltiplas inteligências e a consciência global e social central na educação. 

    Criatividade e Inovação

    Como princípios centrais da missão da nossa escola, criatividade e inovação são as forças motrizes por trás de uma educação transformadora. Ouvir, respeitar e explorar o senso inato de curiosidade e o sentimento de admiração de uma criança permitem aprender e crescer com amplitude e profundidade.
    Acreditamos na promoção da criatividade e inovação inerentes a uma criança. Enraizados nos ideais da educação progressista, também adotamos uma abordagem criativa e inovadora ao nosso modelo de escola.

    Ambiente de aprendizagem

    Inspirado pela abordagem Reggio Emilia e pelas melhores práticas em educação de todo o mundo, o ambiente de aprendizagem (salas de aula) e o design da  sua organização são intencionalmente construídos como um 'Terceiro Professor' Dessa forma, o espaço serve de maneira única como uma tela de interação, inspiração e reflexão por meio de trabalhos de estudantes e pequenos grupos. 

    Fábrica de criar (Ateliê Maker)

    A Fábrica de criar é um espaço em nossa escola onde os alunos são incentivados a explorar idéias de maneiras únicas e sem restrições. Os professores com paixões e habilidades específicas em engenharia, design e artes, conduzem os alunos por uma série de explorações e experimentos com materiais naturais, encontrados e produzidos para entender melhor os meandros envolvidos na solução criativa de problemas. Eles trabalham com os professores da sala de aula para desenvolver investigações inspiradas na         criança sobre o funcionamento do nosso mundo natural e mecânico.
    A Fábrica de criar é um lugar para desmontar e construir, para refletir e buscar ativamente o entendimento através da                 experiência. Aqui é um lugar onde os alunos constroem, literal e figurativamente, entendimento.

 

 

Parceiros do Programa

Lego Education 

Por meio de brincadeiras e atividades que as soluções LEGO education para Educação Infantil proporcionam, as crianças exploram e aprendem sobre emoções e relações sociais, são estimuladas no desenvolvimento da linguagem, veem como o mundo real funciona, constroem a autoconfiança e dão vida às ideias, além de desenvolver competências para resolução de problemas, uma habilidade fundamental para o século XXI.

Veja alguns objetivos de aprendizagem que o LEGO education explora:

  • Desenvolver a criatividade;

  • Autoexpressão;

  • Explorar o mundo;

  • Organizar e categorizar;

  • Compreender e Responsabilidades.


Universidade de Oxford - Reino Unido

A Oxford University Press é um departamento da Universidade de Oxford. Ela dá suporte aos objetivos da universidade de excelência em pesquisa, educação e difusão do conhecimento em todo o mundo. O programas CLIL no Ensino Infantil através de diversão e novas experiências que combinam arte, música e movimento, incentiva as crianças a explorarem o artista que está dentro delas, expondo-as à música e atividades físicas que os ajudem a desenvolver suas habilidades motoras e estimulam sua criatividade.